Cuidar do meio ambiente é cuidar da sua saúde

Durante o período de estiagem é comum o aparecimento de queimadas. A baixa umidade do ar, a velocidade média do vento e a vegetação seca contribuem para o aumento. Além disso, os incêndios ocasionam diversos prejuízos à sociedade, principalmente em relação à saúde.

As fumaças de incêndios podem ser compostas por diversos elementos tóxicos, a inalação é capaz de causar sintomas leves como: ardência na garganta, tosse seca, dor de cabeça, falta de ar, dificuldade para respirar e lacrimejamento. Porém, em pessoas mais sensíveis como crianças, idosos e aqueles com doenças respiratórias, os sintomas podem se agravar.

Por isso, é importante que a população cumpra as seguintes medidas:

• Não atear fogo em lixos, folhagens, galhos e entulhos, principalmente se for próximo de áreas de vegetação;
• Não jogar cigarros acesos em margem de estradas, rodovias e terrenos;
• Na zona urbana, os proprietários de terrenos devem manter o lote sempre limpo e com pouca vegetação;
• Não soltar fogos de artifício próximos às áreas de mata – aliás, a utilização desse artifício é proibida pela Lei Municipal nº 874, de 26 de janeiro de 2018.

Provocar incêndio é crime pela Lei Municipal nº 917 de 03 de julho de 2018, o infrator deve pagar multa, além de ser obrigado a reparar os danos causados no prazo e modo estabelecidos pelo Setor de Meio Ambiente.

Em casos de denúncias entre em contato com o Setor de Meio Ambiente pelo telefone: (16) 3811-0059