Prefeitura recebe exposição visual nas próximas semanas

Projeto inicia na sexta-feira (24)

Abertura Sertãozinho. Foto: Thainá Rossati.

Começa nesta sexta-feira (24), na Biblioteca Municipal Dr. Carlos de Rezende Enout, o projeto Melaço: “O Levante da Rainha do Açúcar”.

O projeto, pretende discutir questões relacionadas à realidade das cidadãs e dos cidadãos nas plantações canavieiras do país, por meio da circulação da exposição visual de Natália Marques, artista visual, performer, arte-educadora e curadora, indicada ao Prêmio Pipa 2021.

Sua obra se dá por um conjunto de ações performáticas, que retomarão essas questões através das vestimentas/trajes das mulheres trabalhadoras do canavial, combinadas às roupas características do candomblé - tradição de matriz africana e uma fonte de estudo da artista. A proposta da pesquisa se estrutura a partir de três pilares: Corpo, o Melaço e a Lâmina, e utiliza tanto aspectos da cultura da cana e do universo de luta e resistência dos povos africanos. Seu foco está na exaltação do protagonismo das verdadeiras rainhas do açúcar, mulheres que foram e são referências no interior de São Paulo.

A exposição "Melaço", realizará uma performance cênica e um bate papo em sua abertura. Público-alvo: população em geral, pessoas interessadas em artes plásticas/artes visuais e performance.

Abertura: 24 de junho, das 17h30 às 21h.
Visitas: de 24 a 15 de julho, das 8h às 16h30 (fechado aos sábados e domingos).
Local: R. Rio Grande do Sul, 125 – Biblioteca Municipal.