A Atividade gratuita foi ministrada pela professora doutora Nayara Gonçalves Barbosa.

São Joaquim da Barra recebeu uma palestra gratuita sobre o “Novo Coronavírus (Covid-19) - Uma Ameaça Emergente à Saúde”. A atividade foi uma parceria com o Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto, que disponibilizou o profissional para evento. O encontro foi aberto a toda população interessada, mas com foco principal nos servidores municipais dos departamentos da Saúde e da Educação. A palestra foi ministrada pela enfermeira e professora doutora Nayara Gonçalves Barbosa, da USP (Universidade de São Paulo) de Ribeirão Preto (SP), para cerca de 100 pessoas no Teatro “Arthur Parada”. Covid-19 é o nome dado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) ao coronavírus do surto atual. Entre outros, estiveram presentes o reitor do Centro Universitário, Dr. Oscar Luiz de Moura Lacerda; o Diretor do Departamento Municipal de Saúde de São Joaquim da Barra, Rangel Luís de Melo; a Diretora municipal de Educação do município, Rosimeire Benedito Mariano; a diretora de Educação Especial da cidade, Luciana Aparecida Guimarães Dezem; e a vice-presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil), Samira Andraos.