O Prefeito Marcelo Mian realizou na tarde desta quinta-feira, 21, uma cerimônia em comemoração aos 4 anos da implantação da coleta seletiva de São Joaquim da Barra.

O evento foi realizado no Parque Ecológico Roberto Rezende Junqueira e contou com a presença dos Agentes Recicladores Joaquinenses. Durante a semana, foram realizadas atividades educativas com os alunos da Escola Graziela Malheiros Fortes. Nesta quinta-feira, 21, eles também estiveram na cerimônia e participaram de brincadeiras alusivas a coleta seletiva de materiais. O Prefeito Marcelo Mian parabenizou os agentes recicladores e reiterou o apoio a esse trabalho importante. A Orquestra de Viola da ETAM Fabiano Lozano abrilhantou o evento. No final, os presentes cantaram parabéns para comemorar a data. A Coleta Seletiva de São Joaquim da Barra - denominada Associação dos Agentes Recicladores Joaquinenses – AARJ foi inaugurada na cidade no dia 21 de Novembro de 2015, pelo prefeito Marcelo Mian. Atualmente, o município conta com a subdivisão de três regiões (RI RII, RIII), que atendem aproximadamente 6.100 residências, o que representa 90% da cidade. No início, o ganho inicial girava em torno de R$42,00 para cada um dos trinta sócios contribuintes. Com a ampliação da área atendida, o serviço cresceu gradativamente, e hoje, cada um dos 19 agentes recicladores recebe em torno de R$1.100,00 e mais uma cesta básica fornecida pela prefeitura. Desde o início, a associação conta com um grande apoio da administração. A princípio, a ajuda era no pagamento do aluguel do galpão, na doação de uma prensa e no fornecimento de um caminhão com motorista para realizar a coleta. No Segundo ano, o apoio aumentou e a prefeitura doou o caminhão para a associação e iniciou um repasse mensal de 6.500 reais, ou seja, 78 mil por ano. Nesse ano, o prefeito Marcelo Mian dobrou o repasse para 13 mil reais por mês, o que soma 158 mil por ano. Além da geração de renda para esses agentes, a implantação da coleta trouxe um benefício significativo para o meio ambiente. Segundo dados da associação, com o trabalho da coleta, mais de 33 toneladas de materiais por mês deixam de ser aterrados, contribuindo assim com nosso meio ambiente.

Obs: RI – Área de abrangência Vila Deieno, Residencial Espigão e adjacentes
RII – Área de Abrangência Centro, Baixada e adjacentes.
RIII – Área de Abrangência Lapa, Jardim Paulista, Conjuntos Habitacionais – João Mataraia, Júlio de Lollo, João Paulo II e Paulo Leonello.