A Coleta Seletiva de São Joaquim da Barra - denominada Associação dos Agentes Recicladores Joaquinenses – AARJ foi inaugurada na cidade no dia 21 de Novembro de 2015, pelo prefeito Marcelo Mian.

Atualmente, o município conta com a subdivisão de três regiões (RI RII, RIII), que atendem aproximadamente 6.100 residências, o que representa 90% da cidade. No início, o ganho inicial girava em torno de R$42,00 para cada um dos trinta sócios contribuintes. Com a ampliação da área atendida, o serviço cresceu gradativamente, e hoje, cada um dos 19 agentes recicladores recebe em torno de R$1.100,00 e mais uma cesta básica fornecida pela prefeitura. Desde o início, a associação conta com um grande apoio da administração. A princípio, a ajuda era no pagamento do aluguel do galpão, na doação de uma prensa e no fornecimento de um caminhão com motorista para realizar a coleta. No Segundo ano, o apoio aumentou e a prefeitura doou o caminhão para a associação e iniciou um repasse mensal de 6.500 reais, ou seja, 78 mil por ano. Nesse ano, o prefeito Marcelo Mian dobrou o repasse para 13 mil reais por mês, o que soma 158 mil por ano. Além da geração de renda para esses agentes, a implantação da coleta trouxe um benefício significativo para o meio ambiente. Segundo dados da associação, com o trabalho da coleta, mais de 33 toneladas de materiais por mês deixam de ser aterrados, contribuindo assim com nosso meio ambiente. 

Obs: RI – Área de abrangência Vila Deieno, Residencial Espigão e adjacentes

RII – Área de Abrangência Centro, Baixada e adjacentes.

RIII – Área de Abrangência Lapa, Jardim Paulista, Conjuntos Habitacionais – João Mataraia, Júlio de Lollo, João Paulo II e Paulo Leonello.

Prefeitura de São Joaquim da Barra

Expediente

Praça Prof. Ivo Vannuchi, s/n
São Joaquim da Barra - SP
CEP: 14.600-000
(16) 3810 - 9000
imprensa@saojoaquimdabarra.sp.gov.br
Atendimento: de segunda a sexta-feira,
das 12h às 16h30

Redes Sociais