O ano letivo na rede municipal de ensino de São Joaquim da Barra foi retomado no dia 04 de maio em caráter de regime remoto de trabalho.

Nessa modalidade de ensino, os alunos e as famílias estão recebendo todo o respaldo e orientações para a realização do estudo em casa. A rede municipal de educação, através das equipes pedagógicas está utilizando recursos físicos e digitais para promover a continuidade do desenvolvimento educacional dos alunos da Educação Infantil (Creche e Pré-escola), do Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos e Escola Técnica de Arte Fabiano Lozano. Foi entregue aos responsáveis pelos alunos um kit pedagógico, contendo orientações para os familiares, agenda escolar e material impresso com atividades planejadas pelos professores de cada turma, pelos professores de Arte, de Educação Física e dos projetos. As escolas municipais Creso Antonio Filetti e Graziela Malheiro Fortes, contam com o Sistema de Ensino Set da Editora Moderna que está capacitando os professores à distância, e oferecendo todo o suporte técnico-pedagógico, material didático apostilado para os alunos e plataforma digital educativa que complementa e auxilia os estudos dos alunos. Os professores mantém contato com as famílias através de grupos organizados pelo whatsapp, dando todas as orientações e o apoio necessário para auxiliar os familiares a estabelecerem uma rotina de estudos com os filhos em casa. Além disso, os alunos da rede municipal de ensino contam com outro recurso digital que irá contribuir muito para a aprendizagem. Trata-se de um portal digital contendo jogos educativos, sugestões de atividades, músicas, brincadeiras, vídeos, contação de histórias, livros digitalizados e informação de qualidade para toda a família. Acesso ao Portal Digital da Educação Municipal via site oficial da prefeitura: http://www.saojoaquimdabarra.sp.gov.br/site/plano_pedagogico/ . Os professores de informática da rede municipal organizaram um cronograma de atendimento para dar suporte técnico aos familiares dos alunos que, por ventura, venham a ter alguma dúvida ou dificuldade na utilização dos recursos digitais disponibilizados pela rede.

A Secretaria Estadual de Educação em parceria com as Secretarias Municipais de Educação também oferecem uma grade de programação educativa para apoiar a aprendizagem dos alunos.

Através do Canal TV Cultura/Univesp ou pelo Canal do youtube: https://www.youtube.com/channel/UCBL2tfrwhEhX52Dze_aO3zA

Creche e Pré-escola

12h – 14h

1º ano

7:30h – 9h

2º ano

9h – 10:30h

3º ano

10:30h – 12h

4º ano

14h – 15:30h

5º ano

15:30 – 17h

Essas ações reforçam a idéia de que escola e família estão juntas na corresponsabilidade do desenvolvimento integral de nossas crianças, principalmente neste momento tão difícil que estamos vivendo. A compreensão dos pais e responsáveis, no sentido da valorização do ensino e do apoio aos educandos será de extrema importância para que escola e família seja uma parceria de sucesso.