O Departamento Municipal de Educação está desenvolvendo junto as Escolas Municipais CEIs, EMEIs, EMEFs e EJA, o Projeto “Conhecendo e Valorizando Nossa História”.

A iniciativa tem o objetivo de resgatar e valorizar a História da Cidade de São Joaquim da Barra. O Projeto teve como ponto de partida as comemorações do aniversário da cidade (30 de Maio) e se estenderá por todo o mês de Junho. As equipes de professores da rede Municipal de Educação estão desenvolvendo atividades de pesquisa, entrevistas, passeios, construção de maquetes, trabalho com fotografias antigas e atuais. Com isso, possibilita aos alunos o conhecimento da história da fundação de nossa cidade até os dias atuais e contribui com a valorização da cultura regional. Para enriquecer ainda mais, o Projeto um grupo de professores da Rede Municipal participou de uma capacitação com a professora de danças folclóricas, Liedna Ferranti, que apresentou uma série de coreografias baseadas na história e cultura de nossa cidade e região. A conclusão do projeto acontecerá no final do mês de Junho com apresentações de danças típicas regionais, pelos alunos, e exposição de todo o trabalho realizado para as famílias dos alunos e comunidade escolar.