O Prefeito de São Joaquim da Barra, Marcelo Mian sancionou o projeto que institui o cheque-livro. A iniciativa tem objetivo de conceder 10 reais para cada aluno que estiver regularmente matriculado em escolas da rede pública municipal, estadual e particular.

O recurso será disponibilizado através do cheque-livro, que deverá ser utilizado exclusivamente na compra de livros, junto a editoras, livrarias e distribuidoras que participarem da Feira do Livro de São Joaquim da Barra, que será realizada de 28 de Agosto a 01 de Setembro. Cerca de 3.100 alunos do Pré II ao 5º ano do ensino fundamental, de pelo menos 20 escolas municipais, estaduais e particulares serão beneficiados. O investimento vai incentivar a leitura e o aprendizado dos estudantes, que por meio deste cheque-livro poderão adquirir algum título pra ler.