A população pode acessar pelo computador, pelo celular por meio do aplicativo do e-ouve, pelo telefone 0800 940 2288 e também presencialmente das 12h00 às 16h30.

No mesmo sistema, o morador pode ter acesso ao Serviço de Informação ao Cidadão – SIC. É através dele, que o munícipe pode solicitar informações sobre a administração.

A Prefeitura de São Joaquim conta com serviço on-line e presencial de ouvidoria, para solicitações, sugestões, elogios e reclamações dos moradores. É o E-ouve! Trata-se de uma plataforma digital que pode ser acessada pelo computador ou aplicativo no celular. Esse serviço facilita a comunicação entre a população e a gestão do município. Para acessar, basta você se cadastrar no E-ouve pelo site www.saojoaquimdabarra.sp.gov.br. O atendimento também pode ser feito presencialmente na prefeitura, das 12h00 às 16h00 e via telefone pelo 0800 940 2288. Para solicitar informações da administração por meio do SIC, conforme diz a Lei de Acesso à Informação, basta acessar o mesmo endereço eletrônico.