A forma digital de documentar atos públicos traz de maneira geral uma grande agilidade no acesso a informações, na diminuição de despesas com materiais e principalmente na redução referente à utilização de recursos naturais.

Em São Joaquim da Barra, foi aderida a forma digital da imprensa oficial, adotando assim medidas práticas no dia a dia e diminuindo de forma exitosa a utilização de papel, uma vez que não há necessidades de vias impressas em certos atos administrativos. Temos como resultado dessa ação uma forma concreta de minimização no uso de recursos naturais, ontribuindo assim com o Meio Ambiente. Como resultado quantitativo, que atualmente é divulgado no próprio site oficial da Prefeitura, através do link https://www.imprensaoficialmunicipal.com.br/sao_joaquim_da_barra temos que após introdução dessa ação, que iniciou-se em 2017 a economia de: 37170 kw de energia, 418162,5 litros de água, 929250 folhas de papel A4.